terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Miguel Gonçalves - Yes, I can!

Faz já alguns meses que vi este, agora mediático, Miguel Gonçalves no programa Prós e Contras da RTP1. Na altura, algumas deixas da Fátinhas Campos Ferreira pareceram me sarcásticas... já o que o Miguel dizia, canalizou toda a minha atenção. Não ouvi uma frase que não tivesse feito sentido... E  eis que agora surge esta pérola...


... que veio confirmar a minha suspeita! Como o outro dizia... isto é um abre olhos.
Tudo o que este senhor  disse, é brilhante, é real, é uma injecção de vontade de fazer para quem o ouve. Dediquem 30 minutos a ver isto em vez de 30 minutos a ver a super programação da televisão portuguesa. Prometo que vai ser mais produtivo...

Fico a pensar... as oportunidades não surgem assim:
Olha, tropecei numa oportunidade;
Oh oportunidade, sai lá da frente que eu quero passar para o outro lado;
Uuui, calquei uma oportunidade, mas dizem que oportunidade é dinheiro...
As oportunidades estão aí... estão sim. Mas o que tenho reparado é que não estamos a procurar ou então não estamos a usar as ferramentas certas de procura. Por exemplo eu não vou usar a Ursa Maior para me orientar no nevoeiro. Confuso?

Vamos por isto em desenho...
Imaginem um daqueles "Find Wally". Agora imaginem que o Wally passa a ser a Oportunity. Estes, são os casos possíveis:

Caso 1 - Há um milhão de pessoas comuns no desenho e no meio delas está a Oportunity e só estou eu à porcura dela... eu tenho todo o tempo do mundo para a encontar, eu posso esperar sete anos até, para a encontrar porque sei que mais ninguém o vai fazer ou... melhor ainda, vou esperar que seja ela a perceber que estou a procurar e que a mesma, levante a mão, só para eu saber onde ela está e me poupar o trabalho.

Caso 2- Há um milhão de pessoas comuns no desenho e no meio delas está o Oportunity. Mas está um milhão de pessoas à procura dela. Bem... ou eu sou mais e esperta e uso um novo método de procura, um mais adequado, ou acontece o chamado "já fostes".


"Os currículos são spam!" - Disse o Miguel
E isto? Isto será spam?

Não, isto é o caso 2, pelo menos na minha opinião! :)

Caso 3 - Há um milhão de Oportunities e um milhão de pessoas à procura delas...
Ok, esqueçam este caso... porque não há um milhão de pessoas à procura delas!

O que eu quero dizer com isto é que é preciso valoriza-nos, sermos diferentes e fazer diferente, é preciso ser corajoso, é preciso tropeçar e levantar, bater com a cabeça na parede para perceber que está lá uma... é preciso "te-los a tremer"... é preciso agir, mexer, fazer. É preciso dizer: isto vai funcionar, quando todos te dizem: isso é uma m****! 

Como o vídeo do Miguel (já quase vídeo viral) me deu garra e força, falei a alguém do mesmo, e ouvi algo do género: "esses gajos já eu tou farto de ouvir, vêm com discursos de motivação e enquanto tu lhes dás ouvidos eles ganham a vida a falar de coisas bonitas e tu bates palmas quando eles batem notas".

...

Se ganham a vida a fazer isto, mas se depois de eu ouvir as supostas "tretas" eu fico com vontade e energia de ir lá para a linha da frente revolucionar tudo... Bendito é o dinheiro que lhe é pago!
Antes pagar isto... que RSI.


And... I rest my case!

Sem comentários:

Enviar um comentário